Buscar

Na prátca Direito, em que momentos podemos observar um discurso polifônico?

💡 2 Respostas

User badge image

Tayla Alves Ferreira

Um texto será polifônico quando abranger diversas vozes compondo o contexto. Formado pelos vocábulos “poli” (muitos) e “fonia” (som/voz), o termo, em suma, se refere a múltiplas vozes de um discurso.

Assim, entende-se que a polifonia pode ser exemplificada no princípio do contraditório e da ampla defesa, onde é assegurado pelo artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal, que ambas as partes serão ouvidas.

1
Dislike0
User badge image

Juliana Alionço

As parfrases e citaes constituem um recurso frequente nos textos jurídicos. São por exemplos as intervenções feitas por um narrador, as criticas feitas por alguém de forma de texto escrito , discurso indireto. O discurso jurídico é dotado de polifonia. Ou seja, além da voz narradora, outros elementos estão presentes como vozes. É o caso das testemunhas, autoridades. Para induzi-lo ao discurso, pode-se usar a referencia indireta, por meio de citações e paráfrases.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais