Buscar

Quais as causas da aterosclerose?

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Eventualmente, partes desses depósitos de gordura nas artérias podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo. Isso pode acarretar na formação de um coágulo sanguíneo em qualquer parte do organismo, seja este fixo ou móvel, o que também prejudicará o fluxo do sangue para outros órgãos.

9
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A aterosclerose é uma síndroma caracterizada pela deposição e infiltração de substâncias lípido na camada íntima das paredes das artérias e médio calibre. Causa reação inflamatória e multiplicação e migração de células musculares lisas da parede, que produzem estreitamento do lúmen arterial. O espessamento do concreto é chamado de placa de ateroma.

A aterosclerose é causada pela simultaneidade de múltiplos fatores (etiologia multifatorial), fatores de risco cardiovascular, fatores genéticos (familiaridade), tabagismo, hipercolesterolemia, síndrome metabólica, diabetes mellitus, hipertensão, obesidade, hiper-homocisteinemia, vida sedentária. A estes são adicionados outros fatores para os quais as evidências costumam ser menos rigorosas: álcool, agentes infecciosos, periodontite, algumas doenças inflamatórias crônicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite reumatóide, doenças renais crônicas. A multiplicidade de possíveis agentes etiológicos e a evolução de décadas de lesões refletem-se na extrema complexidade do processo de formação patológica (patogênese).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais