Buscar

Em quais momentos temos um pico elevado de glicose e glucagon, respectivamente?

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Alison, não sei se você se equivocou e quis perguntar em quais momentos se tem um pico de insulina e glucagon (trocando insulina por "glicose"), já que insulina apareceu na hashtag. Mas vou responder para os três.

 

Quando comememos, o corpo (mais especificamente, o sistema gastrointestinal) libera duas moléculas que estimulam a produção de insulina. Assim, o estado alimentado leva à uma maior liberação de insulina, para a execução das diversas funções desse hormônio no corpo.

Se comemos mais carboidrato, teremos um pico maior de glicose após a alimentação.

Já o pico de glucagon acontece em situações de estresse, como privação alimentar ou excercício físico, momentos nos quais a insulina diminui, e a ação de glucagon e epinefrina é maior.

1
Dislike0
User badge image

Amanda Lopes Pires

O Glucagon é liberado quando a glicemia está baixa. Seu efeito mais importante é justamente de aumentar a concentração sanguínea de glicose pela decomposição do glicogênio hepático (glicogenólise)e aumento da gliconeogênese. (Ele tiva a enzima fosforilase, que fraciona as moléculas de glicogênio do fígado em moléculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais