Buscar

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação Avaliação Discursiva 1 competências linguísticas e comunicativas.

QUESTÃO A

 

Texto de apoio:

A popularização da internet fez com qualquer indivíduo com acesso à rede de computadores possa ler, escrever e divulgar todo tipo de conteúdo. Hoje, a partir de um smartphone, com poucos cliques, facilmente pode-se tornar público informações, conteúdos, opiniões, sem que necessariamente haja um real e aprofundado conhecimento a respeito do assunto. O texto disponibilizado do site na revista E-scrita (Revista do curso de Letras da UNIABEU), de autoria de Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Elaine Vasquez Ferreira de Araújo, traz uma reflexão a respeito dessa realidade, bem como os gêneros textuais digitais são criados e transformados nesse contexto. Se precisar, consulte o artigo está disponível no endereço:

http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/viewFile/457/pdf_239

 

 

Levando em consideração o que foi apresentado, responda a seguinte questão: Quais são as competências linguísticas e comunicativas que devem ser levadas em conta ao elaborar um texto digital? Para responder à questão apresentada no enunciado, produza um texto contendo entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto da sua resposta deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material da disciplina e no material de apoio (artigo sugerido na questão

💡 5 Respostas

User badge image

Jéssica Lisboa

Com o advento da internet, as pessoas passaram a se comunicar cada vez mais pelo ambiente virtual. Não somente para o lazer, mas para o lado profissional. Na internet é possível conversar com os amigos, pesquisar sobre conteúdos, e ela também traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, enfim o jornalismo precisou se adaptar para que conseguissem continuar com o seu papel de noticiar um fato para a sociedade.
Ao escrever um texto digital deve - se levar em conta os interlocutores, isto é, aqueles que irão ler o texto, com o uso de uma linguagem apropriada. Além disso, ser mais objetivo não escrever muito e de forma que não cansem os leitores. As pessoas na internet sempre estão com pressa. Por isso o título do texto deve ser impactante, além da informação ser mais objetiva.
4
Dislike0
User badge image

Yuizy- chan

Após leitura do texto apoio da revista do curso de letras da UNIABEU e do contexto visto nas vídeo Com a  internet, as pessoas começam a se comunicar cada vez mais pelo ambiente virtual, não somente para diversão, mas também para o lado profissional. Na internet é possível conversar com os amigos, pesquisar sobre tudo desde games até conteúdos, a internet também nos traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços. Ao escrever um texto na internet devemos levar em conta que o texto deve ser de forma que os leitores não se cansem, pois as pessoas vivem com pressa e se o texto for com palavras difíceis ou pouca falada por exemplo um texto mais formal muitos leitores iram deixar de ler, pois não veem em seu dia-a-dia, também por ser um texto digital nem sempre necessita formalidade em seus textos sendo ele coeso e coerente, com uma linguagem mais simples dependendo de seu publico alvo deve se apresentar um tipo de leitura, podendo exemplificar um texto com publico alvo infantil muitas vezes tende a falar mais de personagens de filmes ou seriados tanto de historia folclórica porem este mesmo texto não vem ao interesse de jovens que já buscam ao seu interesse muitas vezes já na área onde trabalham ou por seu interesse por natureza moda ou afins. Podemos levar também em consideração o ano da escritura da publicação aonde vem revelar a forma de pensamento de cada leitor.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Com a criação da internet, as pessoas passaram a realizar a comunicação através do ambiente virtual. Assim a internet era usada não somente para o lazer, mas para o lado profissional.

Na internet podemos conversar com os amigos, pesquisar sobre conteúdos. O jornalismo teve que se adequar para que conseguissem manter o seu papel de noticiar um fato para a sociedade.

Ao escrever um texto digital devemos levar em consideração as pessoas que irão ler, isto é, a linguagem apropriada. Além disso, o texto deve ser o mais objetivo possível, evitando escrever muito e de forma que cansem os leitores.

As pessoas na internet sempre estão com muita pressa e atarefadas. Por causa disso, o título do texto deve ser impactante, além da informação ser mais objetiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais