Buscar

Por que são formadas as micelas?

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As micelas são uma configuração possível da membrana celular por seus fosfolipídios serem anfifílicos (hidrófilos e hidrofóbicos ao mesmo tempo). Estes possuem duas regiões, uma hidrofílica (que possui afinidade com a água), e uma hidrofóbica (que “repele” a água). Como micela, a membrana espontaneamente se organiza de forma esférica fazendo com que sua porção hidrofílica fique exposta no meio, rico em água, enquanto sua porção hidrofóbica fica voltada para o interior. As micelas podem ser formadas em qualquer concentração, não tendo assim um limite máximo para que ocorra a sua formação.
Por sua vez, existe um limite mínimo que é a concentração micelar crítica. Nesse limite ocorre uma diminuição no contato entre as cadeias hidrocarbônicas da micela, fazendo com que a mesma mude alguma de suas propriedades físicas como por exemplo a viscosidade, pressão osmótica e etc.

0
Dislike0
User badge image

Alexandre Bonfim

As micelas são estruturas formadas por substâncias com regiões apolares e polares. Para que a região apolar diminua seu contato com as moléculas de águas, essas substâncias vão se agregando até formar, geralmente, uma esfera com a região polar voltada para a parte exterior e a parte apolar voltada para o centro. Isso faz com que aumente o grau de entropia das moléculas de água, o que torna essas estruturas viáveis termodinâmica e quimicamente falando.

As micelas são formadas, principalmente, por moléculas que apresentam apenas uma "cauda" hidrofóbica e uma "cabeça" hidrofílica.

10
Dislike0
User badge image

Rhian Vilar

Micelas são agregados moleculares, possuindo ambas as regiões estruturais hidrofílica e hidrofóbica, que dinamicamente se associam espontaneamente em solução aquosa a partir de certa concentração crítica (CMC), formando grandes agregados moleculares de dimensões coloidais, chamados micelas. Abaixo da CMC, o tensoativo está predominantemente na forma de monômeros; quando a concentração está abaixo, porém próxima da CMC, existe um equilíbrio dinâmico entre monômeros e micelas.

Estes agregados podem participar de numerosas reações nas quais a solubilização de um ou mais reagentes na micela leva a uma significativa alteração na cinética reacional. A solubilização introduz duas novas situações que podem influenciar a velocidade reacional, alterar o local de distribuição do soluto (reagente) e da superfície (efeito interfacial)3. Para solutos neutros (hidrofóbicos), o efeito de velocidade na reação térmica bimolecular é normalmente tratado em termos do "modelo da pseudofase". Este modelo trata micelas ou outro meio coloidal como reações distintas.

Cada micela é composta por um certo número de moléculas de tensoativo, denominado como número de agregação, que rege geralmente o tamanho e a geometria do sistema micelar. O termo "micela normal" é utilizado para se referir a agregados de tensoativos em meio aquoso.

A estrutura da micela normal formada indica que o grupo cabeça hidrofílico está direcionado para o contato com a solução aquosa formando uma superfície polar, enquanto que a cadeia linear (cauda) está em sentido inverso ao da água, formando um núcleo central não polar.

A formação de associações de colóides pode também ocorrer em vários solventes não-polares; neste caso, os agregados dos tensoativos são denominados "micelas reversas" ou "micelas invertidas. Nos sistemas de micelas reversas, as cabeças polares dos anfifílicos estão concentradas no interior do agregado e por esta razão formam um núcleo central hidrofílico.

Uma propriedade importante das micelas é o seu poder de solubilizar os mais variados solutos ou espécies pouco solúveis. A quantidade de soluto solubilizada é em geral diretamente proporcional à concentração do tensoativo, desde que a concentração do tensoativo seja igual ou superior que a CMC e que existam várias possibilidades de solubilização no sistema micelar. stes efeitos são consequência da solubilização dos reagentes na micela, sendo deste modo atribuídos ao balanço das interações de hidrofobicidade e eletrostática ocorrendo entre os reagentes e o sistema micelar.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais