Buscar

GEOGRAFIA

Leia a passagem de texto a seguir: 
“A capacidade de percepção espacial é importante e útil para pessoas de todas as idades, pois usamos constantemente essa habilidade cognitiva. Por exemplo, quando caminhamos, quando nos vestimos ou mesmo quando desenhamos. Uma percepção espacial deficiente afeta a maneira com que focamos ou percebemos o relacionamento de nosso corpo com o entorno. Outro exemplo seria que nossa percepção espacial funciona constantemente para não colidirmos contra as paredes, cadeiras, portas, etc”. 


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COGNIFIT. O que é a percepção do espaço. <https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/percepcao-espacial>. Acesso em 03 mar. 2019. 


De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os significados de cognição, cognição espacial e percepção espacial, assinale a proposição correta:

    A    
Cognição é o conjunto de processos mentais do sujeito no reconhecimento dos objetos e de suas organizações simbólicas, sem a necessidade da razão a priori.

    B    
Cognição espacial é um processo de desenvolvimento de alto nível mental de representação do ambiente, ao qual a percepção está subordinada.

    C    
Percepção espacial é o ato do qual os cientistas se valem para compreender as relações entre sujeito e objeto no espaço geográfico.

    D    
Cognição é a forma como o sujeito organiza as sensações humanas no reconhecimento de um objeto ou ambiente exterior.

    E    
Cognição espacial é uma forma primitiva de compreender o espaço e considera apenas a percepção sensorial do espaço.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A cognição espacial está preocupada com a aquisição, organização, utilização e revisão do conhecimento sobre ambientes espaciais. Esses recursos permitem que os humanos gerenciem tarefas cognitivas básicas e de alto nível na vida cotidiana. Inúmeras disciplinas trabalham juntos para entender a cognição espacial em humanos e em sistemas técnicos.

Os estudos de cognição espacial ajudaram a conectar a psicologia cognitiva e a neurociência. Os cientistas de ambos os campos trabalham juntos para descobrir qual o papel da cognição espacial no cérebro, bem como a infraestrutura neurobiológica que a cerca.

A cognição espacial está intimamente relacionada à maneira como as pessoas falam sobre seu ambiente, encontram seu caminho em um novo ambiente e planejam rotas. Verificou-se que problemas neurológicos e neuropsicológicos estão ligados a uma diferença no comportamento espacial.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

1
Dislike0
User badge image

Junior Medeiros

letra B

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais