Buscar

O que as expressões “menoridade” e “maioridade”, do texto de Kant, têm a ver com o conceito de autonomia?

💡 4 Respostas

User badge image

Janaína Munchen

Para Kant, a menoridade está relacionada com a incapacidade do individuo de pensar criticamente, muitas vezes evidenciada pelo comodismo e pela própria preguiça intelectual.

Ja a maioridade, está relacionada com a capacidade de pensar e refletir sobre as temáticas que se adentram na sociedade, estimuladas pela autonomia e proatividade, as quais podem ser desenvolvidas no âmbito escolar.

 

3
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

No coração da teoria moral de Kant está a idéia de autonomia. Muitos leitores interpretam Kant como sustentando que a autonomia é uma propriedade de vontades ou agentes racionais. Entender a idéia de autonomia era, na visão de Kant, a chave para entender e justificar a autoridade que os requisitos morais têm sobre nós.

Assim como Rousseau, cujos pontos de vista influenciaram Kant, a liberdade não consiste em ficar vinculada por nenhuma lei, mas por leis que, em algum sentido, são de sua autoria. A idéia de liberdade como autonomia vai além do sentido meramente "negativo" de estar livre de causas em nossa conduta originada fora de nós mesmos.

A idéia básica de Kant pode ser compreendida intuitivamente por analogia com a idéia de liberdade política como autonomia. Considere como se pensa que a liberdade política nas teorias liberais está relacionada à autoridade política legítima: um Estado é livre quando seus cidadãos são obrigados apenas por leis em algum sentido de sua própria criação - criadas e postas em prática, digamos, por voto ou por eleitos. representantes.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais