Buscar

Concorrência perfeita e monopólio

💡 2 Respostas

User badge image

Camilla Pereira

Qual a duvida?

0
Dislike1
User badge image

Willian Souza

Mercado do monopolio e Concorrencia monopolista são a mesma coisa na Economia?

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em termos de negócios, um monopólio refere-se a um setor ou indústria dominada por uma corporação, empresa ou entidade. Os monopólios podem ser considerados um resultado extremo do capitalismo de livre mercado : Ausente de quaisquer restrições ou restrições, uma única empresa ou grupo uma empresa torna-se grande o suficiente para possuir todo ou quase todo o mercado (bens, suprimentos, commodities, infra-estrutura e ativos). determinado tipo de produto ou serviço. Leis e regulamentações antimonopólio são postas em prática para desencorajar operações monopolistas - proteger os consumidores, proibir práticas que restrinjam o comércio e garantir que o mercado permaneça aberto e competitivo.

Um monopólio é caracterizado pela ausência de concorrência, o que pode levar a altos custos para os consumidores, produtos e serviços inferiores e comportamento corrupto. Uma empresa que domina um setor empresarial ou uma indústria pode usar essa posição dominante a seu favor e às custas de outros. Pode criar escassez artificial, fixar preços e, de outra forma, contornar as leis naturais de oferta e demanda . Pode impedir novos entrantes no campo, discriminar e inibir a experimentação ou o desenvolvimento de novos produtos, enquanto o público - roubado do recurso de usar um concorrente - está à sua mercê. Um mercado monopolizado muitas vezes se torna desigual, e mesmo ineficiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais