Buscar

Diferencie constituição federal de lei constitucional ?

💡 2 Respostas

User badge image

Joyce Christina Rodriguez

Uma nação possui um conjunto de leis que devem se completar e uma lei máxima, que no caso, é a Constituição ou Carta Magna. A constituição é a lei ou leis maiores, mais gerais que definem o País, os principais direitos, deveres e definições do Estado de Direito, da República, Democracia, etc. 
Abaixo da constituição estão as demais leis, tais como Código Civil, Código Penal, Código de Transito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, decretos, etc. 
Estas outras leis tem como base a Constituição e não pode ter nenhum ponto contraditório com Ela. 
Por exemplo: 
Segundo a Constituição o casamento no Brasil ocorre entre um Homem e uma Mulher, logo, não se pode aprovar uma lei que autorize o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque é inconstitucional. 
Quando aprovou a Lei Seca, e a Fiscalização de transito começou a utilizar o bafômetro para verificar se o condutor havia bebido, o condutor não é obrigado a soprar o bafômetro, porque segundo a constituição ninguém pode ser obrigado a constituir prova contra si mesm

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Constituição Federal é o documento que decorre da atividade do poder constituinte originário e que disciplina a estrutura do Estado, limita o exercício do poder político e garante direitos fundamentais aos indivíduos.

O conceito de lei constitucional pode variar conforme o contexto. Pode ser uma referência a uma norma que é considerada compatível com a Constituição. Pode, também, ser utilizada como sinônimo de Constituição. Além disso, pode se referir a uma lei ou tratado que tem status de norma constitucional.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais