Buscar

Qual a função do MHC(complexo principal de histocompatibilidade)?

IMUNOLOGIA

💡 3 Respostas

User badge image

Tony Domingos

''O MHC tem como função codificar proteínas que reconhceçam, apresentem e codifiquem os antigenos externos e/ou próprios para o sistema imune (linfócitos). 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O complexo de histocompatibilidade principal ( MHC ) é um conjunto de genes que codificam para a célula de proteínas de superfície essenciais para o sistema imune adquirida para reconhecer moléculas estranhas em vertebrados , que por sua vez determina histocompatibilidade.

A principal função das moléculas de MHC é se ligar a antígenos derivados de patógenos e exibi-los na superfície da célula para reconhecimento pelas células T apropriadas. Moléculas de MHC medeiam interações de leucócitos , também chamadas de glóbulos brancos (WBCs), que são células imunes, com outros leucócitos ou com células do corpo. O MHC determina a compatibilidade de doadores para transplante de órgãos , bem como a susceptibilidade a uma doença auto - imune via imunização de reação cruzada.

O MHC humano também é chamado de complexo HLA ( antígeno leucocitário humano ) (geralmente apenas o HLA). O MHC em camundongos é chamado de complexo H-2 ou H-2. Em uma célula, moléculas de proteína do próprio fenótipo do hospedeiro ou de outras entidades biológicas são continuamente sintetizadas e degradadas. Cada molécula de MHC na superfície celular exibe uma fração molecular de uma proteína, chamada epítopo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais