Buscar

o que e Efeito Joule?

💡 3 Respostas

User badge image

Facela Lurdes

A corrente elétrica é resultado de movimentação de ânions, cátions ou elétrons livres, como já vimos. Ao existir corrente elétrica as partículas que estão em movimento acabam colidindo com as outras partes do condutor que se encontra em repouso, causando uma excitação que por sua vez irá gerar um efeito de aquecimento. A este efeito dá-se o nome efeito Joule.

O aquecimento no fio pode ser medido pela lei de joule, que é matematicamente expressa por:

Esta relação é valida desde que a intensidade da corrente seja constante durante o intervalo de tempo de ocorrência.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Física.


Por definição, um resistor é um dispositivo eletrônico condutor de corrente elétrica que faz parte de praticamente todos os circuitos elétricos. Suas funções básicas são transformar energia elétrica em energia térmica, produzir quedas de tensão e controlar correntes elétricas. A Figura 1 apresenta a simbologia utilizada para resistores em circuitos elétricos.

Figura 1: Símbolo de resistores em circuitos elétricos

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/resistores.htm. Acesso 21 abr. 2019.

Como já explicado, resistores provocam uma queda de tensão no circuito elétrico, porém em nenhuma hipótese acarretam em diminuições nos valores da corrente elétrica. Tal fato diz que a corrente que entra em um terminal do resistor é igual àquela que sai pelo outro terminal. À oposição da passagem de corrente elétrica dá-se o nome de resistência ou impedância.


Fisicamente, a limitação da corrente elétrica pelos resistores acontece pela transformação de energia elétrica em energia térmica. Tal fenômeno ocorre, pois, os elétrons em movimento da corrente atritam-se com os átomos do condutor, produzindo calor. Essa transformação recebe o nome de Efeito Joule.

Em nosso cotidiano, estão presentes resistores destinado a produzir calor por meio do efeito joule: as resistências elétricas, encontradas em chuveiros e ferros elétricos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais