Buscar

biologia celular

Por que as respostas de sinalização que envolvem alterações em proteínas já presentes na célula ocorrem em milisegundos, enquanto as respostas que envolvem mudanças na expressão gênica precisam de minutos ou horas para ocorrer?

💡 3 Respostas

User badge image

Luana Pires

Esta é uma comunicação celular endócrina, uma vez que para isso acontecer o longo alcance possui transmissão lenta em relação a sinalização sináptica já que depende da difusão e do fluxo sanguíneo, e por isso atua em concentrações muito baixas e a persistência da sinalização é maior do que a sinalização sináptica. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Os responsáveis pela comunicação celular são geralmente moléculas extracelulares secretadas por outras células ou pela própria célula que pode atuar sobre a própria célula, a curtas distâncias ou a longas distâncias. Essas moléculas são capturadas por receptores , que são muitas vezes proteínas transmembrana colocadas dentro da membrana plasmática com um sítio de ligação localizado no espaço extracelular. Uma das categorias mais frequentes de moléculas que desencadeiam uma resposta celular são os hormônios . A ligação do ligante(a molécula extracelular) com seu receptor específico desencadeia sua ativação em uma ampla gama de possíveis modalidades e, por sua vez, o receptor desencadeia uma ou mais vias de sinalização intracelular.
As vias de sinalização envolvem principalmente proteínas sinalizadoras, elas podem ser relativamente simples, mas mais frequentemente, em organismos superiores, elas são complexas e interconectadas, não têm direcionalidade específica e podem ser lidas da membrana plasmática para o citoplasma ou para o núcleo ou vice-versa. No entanto, as proteínas não são os únicos atores dessas vias de sinalização que frequentemente envolvem também íons inorgânicos, fosfolipídios, esteróides e seus derivados.
Por fim, essas proteínas convergem a sinalização para proteínas efetoras, cuja conformação é alterada por meio de reações químicas adequadas que podem levar à sua ativação ou inativação. Estas proteínas incluem, por exemplo, canais iônicos , proteínas reguladoras de genes, enzimas, proteínas estruturais do citoesqueleto, receptores intracelulares. Essas proteínas atuam em outros alvos, desencadeando a resposta final àquela via de sinalização que pode ser a alteração da expressão gênica, a alteração do metabolismo de uma ou mais substâncias, a criação de complexos proteicos, o movimento da célula por ação no citoesqueleto. As proteínas intracelulares precisam de uma meia-vida curta e uma taxa de renovação rápida para que possam ser reguladas pela célula, se na verdade a meia-vida é alta, a faixa de regulação possível seria menor.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais