Buscar

qual a filosofia de pitágoras ?

💡 3 Respostas

User badge image

LUA KARLA

Sua filosofia era baseada nos Numeros.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos apresentar uma pequena biografia de Pitagóras e também quais as características da filosofia proposta por ele.
Pitagóras foi um matemático e filósofo grego, classificado como pré-socrático, viveu no século V a.C.. Muitas vezes Pitagóras é conhecido apenas por sua grande criação matemática, o teorema de Pitagóras, mas sua filosofia teve grande importância, inclusive influenciando a filosofia de Platão e, depois, a filosofia de muitos pensadores modernos ligados à revolução científica do século XVII.
Para a filosofia da Pitagóras toda a natureza é composta de números e as relações entre estes números formam um sistema perfeito. Para eles, todas as coisas que se encontram na natureza poderiam ser reduzidas a uma unidade e, assim, tendo em vista a oposição do número par ao número ímpar, então a natureza também seguiria esta dualidade.
Deste modo, todas as coisas que estão no mundo são frutos de relações matemáticas e tudo o que sentimentos não passam de relações entre opostos contrários, como quente-frio, preto-branco, alto-baixo, seco-úmido, etc. Dessa oposição poderia também explicar todos os movimentos da natureza e os fenômenos que ocorrem em seu interior.
Finalmente, temos que a filosofia de Pitagóras se baseia na sistematização matemática que ofereceria a explicação da natureza já que todas as coisas tem como essência a unidade matemática.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais