Buscar

O que são acúmulos intracelulares? Quais substâncias podem acumular nas células?

💡 4 Respostas

User badge image

Letícia Xavier

Acúmulo intracelular é o armazenamento de quantidades anormais de substâncias no citoplasma (freqüentemente dentro dos lisossomos) ou no núcleo da célula. estas substâncias podem ser um constituinte celular normal em excesso (água, lipídeos, proteínas e carboidratos), uma substância exógena anormal (minerais ou um produto de metabolismo anormal), um pigmento ou produtos de processos infecciosos. o acúmulo pode ser temporário ou permanente, inofensivo ou tóxico, no citoplasma ou no núcleo, por uma produção de substância anormal ou por estoque de produtos de processos patológicos produzidos em outras partes do corpo. 

o acúmulo pode ser justificado de várias formas, como: produção de uma substância endógena normal com um metabolismo inadequado para removê-la, de acordo com a sua velocidade de produção; defeito enzimático genético impedindo metabolismo de uma substância endógena seja ela normal ou anormal; e ausência de maquinaria adequada de enzimas para degradar uma substância exógena normal.

as substâncias que podem ser acumuladas nas células são:

lipídios: todas as principais classes de lipídios podem se acumular: triglicerídios, colesterol/ésteres de colesterol 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma das causas de distúrbios metabólicos nas células é o acúmulo intracelular de quantidades anormais de várias substâncias.

As substâncias armazenadas se dividem em três categorias:

  • (1) um constituinte celular normal acumulado em excesso, como água, lipídios, proteínas e carboidratos;
  • (2) uma substância anormal, exógena, como um mineral ou produtos de agentes infecciosos, ou endógena, como um produto de síntese ou metabolismo anormais;
  • (3) um pigmento.

Essas substâncias podem se acumular transitória ou permanentemente e podem ser inofensivas para as células, mas, ocasionalmente, são severamente tóxicas. A substância pode estar localizada no citoplasma (freqüentemente dentro dos fagolisossomos) ou no núcleo .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais