Buscar

Sociedade e Contemporaneidade 2019/01 ulbra/torres

QUESTÃO 5-  O sociólogo Manuel Castells, na esteira da produção teórica de inúmeros cientistas sociais concebe as relações sociais como relações de poder e dominação, de um indivíduo sobre o outro, de um grupo sobre outro, de uma etnia sobre a outra e assim por diante. Castells debruça-se a estudar como as tecnologias modificam essas relações de poder que constituem as sociedades, ou seja, estuda como as transformações na forma como nos comunicamos e como a informação hoje circula, incide sobre a reprodução ou não dessas relações de poder e de dominação. Nesse sentido podemos afirmar que:

I)             o controle total da informação exercido pelos meios de comunicação de massa, como jornais, rádios e televisões hoje, são centrais para a manutenção das relações de poder e dominação vigentes.

II)            há uma relação direta entre informação e poder. Na Sociedade em Rede, mudam as relações de poder, pois quem controla a comunicação, controla o poder. A comunicação legitima simbolicamente o controle exercido pela força física (Estado- polícias/ exército).

III)           a dominação a que se refere Castells se dá de duas formas: pela força física/violência física (sobretudo do Estado) e pela tentativa de “controlar”, moldar o imaginário, a subjetividade das pessoas (violência simbólica).

IV)          com o advento das novas mídias interativas (internet) mudam radicalmente as formas de comunicação e de controle da comunicação, mudam as formas tradicionais de exercício do poder, colocadas em cheque pelo acesso universal a informação.

Quais estao corretas ?

💡 1 Resposta

User badge image

Catiele Baumart Retratos

Estão corretas as afirmativas I,II,III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais