Buscar

Quais são as principais características do poder social ?

💡 4 Respostas

User badge image

Rosana França

Legitimidade
direito
Objetividade
Racionalidade
2
Dislike0
User badge image

LR

Por Poder social, compreende-se: “Em seu significado mais geral, (...) a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais (como na expressão Poder calorífico, Poder de absorção).” (BOBBIO, 1993: 993).  E “em sentido especificamente social, ou seja, na sua relação com a vida do homem em sociedade”, o Poder assume sua forma mais precisa, a do “Poder do homem sobre o Homem”, e isso significa dizer que o Poder “pode ir desde a capacidade geral de agir, até à capacidade do homem em determinar o comportamento do homem” (BOBBIO, 1993: 993). “O homem é não só o sujeito mas também o objeto do Poder social. E Poder social a capacidade que um pai tem para dar ordens a seus filhos ou a capacidade de um Governo de dar ordens aos cidadãos.” (BOBBIO, 1993: 993). Com essa afirmação compreendemos que o Poder em seu sentido mais específico não se apresenta em apenas um âmbito da sociedade, já que é Poder social tanto o poder exercido por um homem sobre outro homem, quanto é Poder social o poder exercido pelo Governo quem por ele é governado.

Refere-se ao Poder potencial quando se deseja apresentar aquele poder capaz “de determinar o comportamento dos outros”, as “atitudes para agir” (BOBBIO, 1993: 936).

O poder potencial pode ser exemplificado da seguinte forma: “De uma parte, A tem a possibilidade de ter um comportamento cujo objetivo é a modificação do comportamento de B. De outra parte, se esta possibilidade é levada a ato, é provável que B tenha o comportamento em que se concretize a modificação de conduta pretendida por A. Um chefe militar exerce Poder sobre seus soldados quando ordena o ataque e seus soldados executam a ordem. E tem Poder sobre eles se é provável que os soltados atacariam se o comandante ordenasse. Uma vez que exercer o Poder implica necessariamente ter a possibilidade de exercê-lo, o Poder social, em seu sentido mais amplo, é a capacidade de determinação intencional ou interessada no comportamento dos outros.” (BOBBIO, 1993: 936-937). Com esse esclarecimento podemos compreender a relação entre poder estabilizado e poder institucionalizado.

- Poder estabilizado: “O Poder diz-se estabilizado quando a uma alta probabilidade de que B realize com continuidade os comportamentos desejados por A, corresponde a uma alta probabilidade de que A execute ações contínuas com o fim de exercer Poder sobre B.” (BOBBIO, 1993: 937). Retomando o exemplo dado, o poder se encontraria estabilizado quando há nos soldados a tendência de permanecer em relação de obediência às ordens do comandante e, em igual medida, há no comandante a tendência de manter uma relação de mando para com os soldados. “O Poder estabilizado se traduz muitas vezes numa relação de comando e obediência. E pode ser ou não acompanhada por um aparato administrativo com a finalidade de executaras ordens dos detentores do Poder. É o que acontece, respectivamente, nos casos do Poder governamental e do Poder paterno.” (BOBBIO, 1993: 937).

- Relação entre Poder estabilizado e Poder institucionalizado: “Além disso, o Poder estabilizado pode fundar-se tanto em características pessoais do detentor de Poder (competências, fascínio, carisma) como na função do detentor do Poder. Quando a relação de Poder estabilizado se articula numa pluralidade de funções claramente definidas e estavelmente coordenadas entre si, fala-se normalmente de Poder institucionalizado. Um Governo, um partido político, uma administração pública, um exército, como norma, agem na sociedade contemporânea com base numa institucionalização do Poder mais ou menos complexa.” (BOBBIO, 1993: 937).

Referências bibliográficas:

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Edunb, 1993.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes