Buscar

Por que a heparina é contra-indicada à pacientes com endocardite bacteriana?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Querubim

Heparina é um anticoagulante, caso haja uma hemorragia provocada pela infecção bacteriana no coração, a heparina pode piorar o estado hemorrágico

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A heparina é contra-indicada naqueles com risco de sangramento (especialmente em pessoas com pressão arterial não controlada, doença hepática e derrame), doença hepática grave ou hipertensão grave. Um efeito colateral grave da heparina é a trombocitopenia induzida por heparina (HIT), causada por uma reação imunológica que faz das plaquetas um alvo de resposta imunológica, resultando na degradação das plaquetas, causando trombocitopenia.

Essa condição geralmente é revertida com a descontinuação e, em geral, pode ser evitada com o uso de heparinas sintéticas. Além disso, uma forma benigna de trombocitopenia está associada ao uso precoce de heparina, que resolve sem interromper a heparina.

São conhecidos dois efeitos colaterais não hemorrágicos do tratamento com heparina. O primeiro é a elevação dos níveis séricos de aminotransferase , que foram relatados em até 80% dos pacientes que receberam heparina. Essa anormalidade não está associada à disfunção hepática e desaparece após a interrupção do medicamento.

A outra complicação é a hipercalemia , que ocorre em 5 a 10% dos pacientes que recebem heparina e é o resultado da supressão da aldosterona induzida por heparina. A hipercalemia pode aparecer alguns dias após o início da terapia com heparina. Mais raramente, os efeitos colaterais alopecia e osteoporose podem ocorrer com uso crônico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais