Buscar

Qual nome dado a interação entre as fibras proteicas de Actina e Miosina?

💡 5 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

Ao microscópio eletrônico, a actina aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a miosina é representada por filamentos grossos. A interação da actina com a miosina é o grande evento desencadeador da contração muscular.

1
Dislike0
User badge image

Leo Furtado

O nome é teoria das pontes cruzadas

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essa interação é a teoria das pontes cruzadas. A teoria das contrações musculares de ponte cruzada indica como a força é produzida e como os filamentos actina e miosina são movidos um em relação ao outro para produzir encurtamento muscular.


Na teoria de ponte cruzada, considera-se que as peças laterais que são fixadas num padrão regular no filamento de miosina (pontes cruzadas) sofrem ligação e separação cíclicas a locais de ligação específicos no filamento de actina. Durante um ciclo de fixação / descolamento, pensa-se que a cabeça de ponte cruzada sofre uma rotação e, portanto, puxa o filamento de actina em relação à miosina.


Cada um desses ciclos está associado a um movimento relativo de 10 nm e uma força de cerca de 2 a 10 pN. Além disso, acredita-se que um ciclo de ponte cruzada ocorra com a energia obtida da hidrólise de um trifosfato de adenosina (ATP).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais