Buscar

Alguém tem A2 de histologia e embriologia da prof silvia melo

💡 5 Respostas

User badge image

Robson Rodrigues

ESTUDO DIRIGIDO

1- A capacidade de crescer e se reproduzir é atributo fundamental de todas as células. Diferencie meiose e mitose e comente sobre a importância da meiose na promoção da variabilidade genética.

 Meiose:Possui metade do número de cromossomos da mãe.

Importância – Permite a recombinação dos genes provenientes dos progenitores,dando mistura imprevisíveis de caracteres na descendência.

 Mitose:Possui o mesmo número de cromossomos da mãe.

 

2-A fecundação é o processo biológico através do qual o oócito e o espermatozoide se unem para formar uma nova célula chamada ovo ou zigoto, com a qual se inicia o desenvolvimento embrionário.  Descreva o processo de fecundação, destacando as barreiras do oócito que o espermatozoide precisa vencer até chegar a membrana celular e, como ocorre a fecundação propriamente dita.

Barreiras:Corona radiata e a Zona pelúcida.

É  quando o núcleo do ovócito se funde com o espermatozoide.

3-A segmentação ou clivagem do zigoto consiste em uma sucessão de mitoses. Quais as principais alterações que ocorrem no ovo durante esse processo?

Primeiro é o aparecimento dos blastômeros,o Segundo é o aparecimento da mórula,o terceiro é a entrada na fase blástula(aparece o blastócito,formação dos embrioblastos,formação dos trofoblastos.)

4-Na gastrulação ocorre o aparecimento dos três folhetos germinativos. Quais são esses folhetos? Cite três exemplos de tecidos, órgãos ou sistemas originados de cada um dos folhetos germinativos.

Ectoderma:Sistema nervoso,epiderme e glândula exócrinas.

Mesoderma:Tecido ósseo,tecido muscular e tecido cartilaginoso.

Endoderma:Sistema digestório,sistema respiratório e epitélio da bexiga.

5-O tecido ósseo aloja e protege a medula óssea, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, além dessas funções os ossos funcionam como depósitos de substâncias como íons de cálcio, além de substâncias tóxicas, minimizando assim seus efeitos adversos em outros tecidos. Quais as células presentes no tecido ósseo e qual a importância das mesmas na produção e manutenção da matriz óssea?

Osteócitos:Responsável pela integridade da matriz.

Osteoblastos:Responsável pela síntese da matriz óssea.

Osteoclastos:Responsável pela remodelação da célula.

 

 

6- Traços de um novo indivíduo são determinados pelos genes específicos nos cromossomos herdados do pai e da mãe. Nas células somáticas, os cromossomos aparecem como 23 pares homólogos para formar o número diploide de 46 cromossomos. Um dos pares de cromossomos determina o sexo do indivíduo, sendo que um cromossomo do par de cromossomos sexuais foi herdado da mãe e outro do pai. O indivíduo receberá da mãe sempre o cromossomo sexual X e do pai o cromossomo X ou o cromossomo Y. Qual o sexo genético do indivíduo que possui o par de cromossomos sexuais XY?

7-Os osteoclastos são células móveis, gigantes, multinucleadas e extremamente ramificadas. Frequentemente, nas áreas de reabsorção de tecido ósseo encontram-se porções dilatadas dos osteoclastos. Detalhe o papel dos osteoclastos na remodelação óssea.

Secretam ácido na enzima absorvida da matriz óssea,formando lacunas de Howship.

8-O tecido ósseo secundário é a variedade geralmente encontrada no adulto. Esse tecido se organiza formando os sistemas de havers ou ósteons. Correlacione a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a opção correta.
Coluna 1

1-      Osteócitos

2-      Canais de Havers

3-      Canais  de Volkmann

4-      Lamelas  ósseas

Coluna 2
(3) canais transversais  que se   comunicam com os diversos componentes do sistema de Harvers;
(1) encontram-se no interior das lacunas entre as lamelas ósseas;
(4) fibras colágenas que se organizam em camadas concêntricas em torno de canais com vasos e nervos;
(2) canais revestidos de endósteo que contém vasos e nervos.

Assinale a opção correta.

A)     3; 4; 1; 2

B)     3; 1; 4; 2

C)     2; 1; 4; 3

D)     2; 4; 1; 3

9-Qual  tipo de ossificação se inicia no interior de membranas de tecido conjuntivo e forma os ossos frontal, parietal e parte do occipital? Descreva sucintamente esse processo de ossificação.

Intramembranoso - As células mesenquimáticas se diferenciam em osteoblastos e vão produzindo matriz óssea.

10-Qual tipo de ossificação se inicia sobre uma peça de cartilagem hialina e forma os ossos longos? Descreva sucintamente esse processo de ossificação.

Ossificação Endocondral- Acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso.

11-Qual a importância do disco epifisário no crescimento em extensão dos ossos longos? Até que idade esse crescimento pode ocorrer?

Responsável pelo crescimento dos ossos. Entre 20 e 25 anos.

12-As Células nervosas ou neurônios são responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. Além disso, influenciam diversas atividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais. Quais os componentes do neurônio? Qual as características e funções de cada uma dessas estruturas?

Dentritos:São prolongamentos citoplasmático (receber)

Corpo Celular:Processamento das informações

Axônios:Transmissão

13-Sob a designação geral de neuroglia ou glia incluem-se vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central ao lado dos neurônios. Calcula-se que haja no sistema nervoso central dez células da glia para cada neurônio. O tecido nervoso tem uma quantidade mínima de material extracelular, as células da glia fornecem um microambiente adequado para os neurônios. Quais as funções e características das seguintes células da glia: oligodentrócitos, astrócitos, células ependimárias, microglia e células de Schwann.

Oligodendrócitos:são responsáveis pela produção da bainha de mielina possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC.

Astrócitos:São células de formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular.Reforçam a estrutura celular.

Células Ependimárias: São células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal.Facilitam a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

Micróglia:Estas células são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares.Participam da inflamação e reparação do SNC;

Células de Schwann:Possuem a mesma função dos oligodendrócitos, no entanto, se localizam ao redor dos axônios do sistema nervoso periférico.


14- Quando cortados, o cérebro, o cerebelo e a medula espinhal mostram regiões brancas (substância branca) e regiões acinzentadas ( substância cinzenta). A diferença de cor é visível a fresco.  Quais os principais constituintes da substância branca e da substância cinzenta do sistema nervoso?

 

Cinzenta:Formados por neurônios completos e as células da glia
Branca:Só contém axônios e as células Schwamm

15--Quais as características histológicas dos nervos e gânglios presentes no sistema nervoso periférico?

 

Nervos:São formados pelos axônios dos neurônios envolvidos por tecido conjuntivo.

 

Gânglios:Formato esférico e possui neurônios completos envolvidos por tecido conjuntivo.

 

 

16- Devido ao seu conteúdo em mielina e colágeno, os nervos são esbranquiçados. Como são chamadas as camadas de tecido conjuntivo que envolvem os nervos?

 

Epineuro,Perineuro e Endoneuro.

 

17-O sistema nervoso central está contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges. Quais são as três camadas que formam as meninges e qual a função destas?

 

Dura-máter,Aracnóide e Pia-máter.Função de proteção e nutrição.

 

3
Dislike0
User badge image

Marta Monteiro

vc fez essa matéria com Bernardo bascarelly. Tem alguma prova dele.martamonteiro1284@Gmail.com
0
Dislike0
User badge image

Marta Monteiro

martamonteiro1284@Gmail.com
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas