Buscar

Religião, sistema político e convicção moral

1)      Como é possível distinguir uma religião de um sistema político ou de convicção moral?

💡 1 Resposta

User badge image

Lívia

Este tipo de pergunta não tem uma resposta pronta, isto varia muito de acordo com as visões de cada autor. Muitos pensam que não é possível uma religião sem postura política ou moral, mas é possível pensar moral sem religião. O esforço de Nietzsche em sua maturidade foi justamente criar uma moral que correspondesse ao seu período histórico e que não fosse contaminada pelo cristianismo.

Mas, tentando responder de forma bem geral, a religião se distingue do sistema político na medida em que não se tem um ser elevado conduzindo os homens, mas sim homens conduzindo homens. A política, neste sentido, se dá numa relação entre iguais. Já a distinção entre religião e convicção moral se dá nos fundamentos da moralidade em questão. Vou exemplificar para tornar a questão mais clara: João pensa que trair a(o) parceira(o) é um ato imoral. Mas por que é imoral? Por que está nos mandamentos ou por que João acha um ato covarde enganar alguém, principalmente alguém que se tem um laço forte? Percebemos aqui que religião e moral possuem uma linha muito tênue. É possível uma moral sem religião, tanto que Nietzsche insiste na construção de uma, mas é impossível uma religião sem uma moral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados