Buscar

Áçucares Redutores

Gente, estou com um pouco de dificuldade em concluir meu relatório sobre açucares redutores, vocês tem algum livro, artigo ou algo que possa me ajudar? 

Fico muito grata!

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

Não sei se te ajuda, mas essa artigo fala sobre: determinação de açucares redutores e totais em alimentos. Comparação entre método colorimetrico e titulometrico: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/exatas/article/viewFile/772/677

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os carboidratos são compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio que constituem a principal fonte de energia do organismo e são essenciais para a manutenção dos tecidos e células do nosso corpo podem usar a glicose para produzir energia.

De acordo com o tamanho da cadeia, eles dividem-se em monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos. Os monossacarídeos são carboidratos simples que não sofrem hidrolise, são as unidades básicas que formam os carboidratos quando se unem através de ligações glicosídicas. Alguns exemplos de monossacarídeos são a frutose, a glicose, a galactose, e a ribulose. Os oligossacarídeos são polímeros curtos constituídos por monossacarídeos através de ligações glicosídicas. Por fim, os polissacarídeos, também chamado de glicanos, são carboidratos formados por uma grande quantidade de monossacarídeos. Nesse contexto, os principais tipos de polissacarídeos são a celulose, a quitina e o amido.

Faz-se importante conceituar ainda o que são açúcares redutores. Os açúcares redutores são, basicamente, açúcares que em solução aquosa possuem em sua estrutura molecular grupos aldeído e cetona livres. São exemplos comuns desse tipo de açúcar a glicose e a frutose. Daí, a classificação dos açúcares não-redutores fica mais fácil, pois trata-se de um açúcar que não possui grupos aldeído e cetona livres quando em solução aquosa. Um exemplo bem comum de açúcar não redutor é a sacarose.

Portanto, o que torna um açúcar redutor é a existência de grupos aldeído cetona livres nas moléculas em solução aquosa. Portanto, nem todo dissacarídeo e polissacarídeo é um açúcar redutor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais