Buscar

BIOLOGIA MOLECULAR

DNA-alvo esteja degradado ou embebido em um meio que dificulte o isolamento desse DNA.Para experimentos de genética, submete-se o DNA a um processo de desnaturação. Esse processo consiste na elevação da temperatura acima de 90°C, resultando na separação das duas fitas de DNA. Qual seria a possível explicação para o processo de desnaturação conseguir separar as duas fitas de DNA e não conseguir separar os nucleotídeos da mesma fita?

💡 3 Respostas

User badge image

Charlyson Sales Moraes

Porque a temperatura vai agir somente em cima das pontes de hidrogenio, quebrando principalmente a ligaçao mais forte, que é de citosina e guanina.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O DNA, ácido desoxirribonucleico, é a molécula orgânica mais importante que os seres vivos apresentam, estando presente desde os organismos mais simples.

Sendo tão importante, é esperado que a sua estrutura seja complexa. As moléculas de DNA são constituídas de duas fitas de nucleotídeos, encadeados por ligações fosfodiéster, que se entrelaçam adquirindo uma forma de espiral devido às ligações de hidrogênio que se estabelecem entre as bases nitrogenadas. Logo, para desnaturar a molécula de DNA é necessário desfazer as ligações de hidrogênio e as fosfodiéster. Assim, provavelmente, a temperatura mencionada é suficiente para desfazer as ligações de hidrogênio, mas não as fosfodiéster.

Portanto, um possível explicação é que a temperatura mencionada somente é suficiente para desfazer as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais