Buscar

O'que se entende por Mutabilidade do direito? Por que é mutável e oque condiciona essa mutação?

💡 2 Respostas

User badge image

Anderson Vieira

O Direito ele pode ter mutavel ou imutavel. O Direito Mutavel é aquele que passa por processos de mudanças, o qual chamamos de Direito Positivo. Já o Direito Imutavel é aquele que não muda, faz parte do Direito Natural. São idéias abstrata do direito. Aquilo que corresponde ao sentimento de justiça da comunidade. As caracteristicas do Direito Natural é que o mesmo não é escrito, não é criado pela sociedade, nem formulado pelo Estado. É um direito espontâneo, universal, eterno e imutavel (não muda).

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Mutabilidade do direito/mutabilidade jurídica é a possibilidade de mudança, alteração das normas jurídicas pelo Estado em razão da modificação do próprio meio social. 

As leis servem à sociedade, e não o contrário. As sociedades, por natureza, evoluem, modificam-se; são, portanto, mutáveis. Com o passar do tempo e das condições de vida daquele grupo social, as normas de regência são levadas a uma natural alteração, a fim de se prestarem a servir legitimamente àquela sociedade para à qual se destina.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais