Buscar

Porque foi necessário criar um movimento em prol da profissionalização do professor?

💡 3 Respostas

User badge image

Ramon EJuliana Guimarães

ao revelar que as mudanças sociais e econômicas das últimas décadas e a valorização do conhecimento tendem a reforçar o profissionalismo, à luz da lógica das competências nas empresas e na educação. O conceito de profissão para Freidson (1998, p. 40) faz parte da estrutura da divisão de trabalho, como sendo genericamente uma ocupação, distinta das demais pelo “conhecimento e competência especializados necessários para a realização de tarefas diferentes numa divisão de trabalho”. Segundo o autor, esse conhecimento e essa competência são adquiridos ao longo de uma educação de nível superior, que é pré-requisito para o exercício da profissão, ou seja, o curso superior é “o credenciamento”, que é condição de acesso exclusivo ao mercado de trabalho.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre o processo que acabou culminando na profissionalização dos professores do país e entender o que levou a essa constatação final vamos utilizar de forma clara nossos conceitos sobre Pedagogia.
Por muito anos, especialmente durante o período em que houve a tentativa de instalação do Consenso de Washington, para os países subdesenvolvidos latino-americanos houve pesquisas e manifestações que não aprovavam a introdução de políticas neoliberais dentro da educação.
Por muito tempo o conceito de profissionalização dos professores não foi feita de forma correta, tendo em vista que os primeiros cursos de licenciatura surgiram apenas na década de 1930. Tendo em vista os processos de precarização e problemas de infraestrutura básica foi necessário um movimento requerendo a profissionalização dos professores.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais