Buscar

Gente me ajudem ai!! PERGUNTA: Como você pode relacionar os textos de Max Weber e de Hannah Arendt com relação ás consequências da ação política?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que Weber traz para o debate, de forma contundente, a natureza trágica da ação política e, desse modo, a tensão que marca as relações entre ética e política. Pois, se toda ação humana está sujeita à tragédia de ver o mal advir de intenções absolutamente corretas, ou seja, de inserir-se em um mundo eticamente irracional, a conduta política experimenta tal possibilidade de maneira excepcional.

Desse modo, temos que Hannah Arendt afirma que as consequências da ação não podem ser controladas pelo ator em parte em virtude da própria pluralidade dos seres humanos. Contudo, Max Weber busca traçar uma entre a ética do funcionário e a do político, em que não pode deixar lugar para dúvidas: enquanto a ética do primeiro consiste em obedecer a ordens e seguir às regras, o político deve ser responsável por seus atos, não podendo transferir para ninguém a responsabilidade pelas consequências de sua ação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais