Buscar

ajudem ai! PERGUNTA: O que é o poder para Hannah Arendt? Responda reinserindo a sua concepção de poder no contexto mais geral de sua teoria política.

💡 4 Respostas

User badge image

Jerozina Rodrigues

O poder resulta da capacidade humana, não somente de agir ou de fazer algo, como de unir-se a outros e atuar em concordância com eles, sendo os participantes orientados pelo entendimento recíproco e não para o seu próprio sucesso, tendo como fim o entendimento mútuo”. Essa definição implica que, para Arendt, o poder é caracterizado como distinto de violência.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Hannah Arendt argumenta que poder é comunicação, não coerção e controle: o poder difere radicalmente de controle, domínio ou violência, na medida em que não pode ser exercido sobre alguém; só pode ser exercido com outras pessoas através da comunicação e cooperação.

Poder político é poder compartilhado, ação coletiva de membros de uma comunidade política com uma compreensão do poder como comunicação e não como coerção. Arendt argumenta que a filosofia política tradicional deturpa o poder como governante e confunde poder com dominação.

Essa deturpação de poder legitima o fascismo na política e obscurece as possibilidades de comunidade política na ausência de coerção. Segundo Arendt, a política existe não apenas como um meio para alcançar objetivos. A política transcende objetivos imediatos, pois permite comunidade, interdependência, identidade e liberdade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais