Buscar

o que acontece quando ligamos um capacitor carregado a outro descarregado sem uma fonte no circuito?

💡 5 Respostas

User badge image

michele gomes

O material dielétrico usado o capacitor determina a melhor ocasião para aplicação do capacitor. Capacitância é a quantidade de carga elétrica que um capacitor é capaz de armazenar. A capacitância é medida em Farad, cuja abreviação é o F. A Capacitância é determinada pelas dimensões das placas, diretamente proporcional à área (quanto mais carga, mais intenso o campo elétrico) e inversamente proporcional à espessura do dielétrico (Porque o campo elétrico é inversamente proporcional à área).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos para explicar o que ocorre quando ocorre a ligação de um capacitor carregado com um descarregado. Para isso, deve-se conhecer o conceito de capacitor.

-----

Um capacitor é um dispositivo eletrônico composto por dois condutores separados por um material dielétrico. As cargas desses condutores possuem mesmo módulo e sinais opostos.

A função do capacitor é armazenar carga elétrica quando seus terminais estão submetidos a uma fonte de tensão. Esse armazenamento é realizado devido à atração das cargas opostas dos condutores.

----

Sabendo o conceito de capacitor, pode-se deduzir o que ocorre quando um capacitor carregado (\(C_{carr}\)) é conectado a outro descarregado (\(C_{desc}\)) sem a presença de uma fonte externa.

Como não há fonte externa, adota-se o princípio de conservação de energia. Uma vez que os dois capacitores são conectados, a tensão dos terminais de \(C_{carr}\) se encontra também nos terminais de \(C_{desc}\). Com isso, parte da carga armazenada em \(C_{carr}\) é transferida para \(C_{desc}\), até que as tensões de ambos os capacitores se igualem. Quando essas tensões se igualam, atinge-se o estado de equilíbrio.

-----

Concluindo, quando um capacitor carregado é ligado a outro descarregado sem a presença de uma fonte externa, ocorre a transferência de carga de um capacitor para outro até atingir o estado de equilíbrio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais