Buscar

É possível uma emenda à Constituição abolir o modelo federativo de Estado e adotar a forma unitária?

💡 6 Respostas

User badge image

Robson Coura

Não, o modelo federativo é cláusula pétrea, portanto não pode ser abolido por EC.
4
Dislike0
User badge image

odilon cavalcante

Impossível, Nossa contituição e considerada super rigida. Há única forma seria através de uma nova constituinte, hipótese que não dá nem pra se imaginar pois os contituintes seriam os nossos famigerados politicos corruptos. (Já pesou uma nova constituição feita por eles?).

2
Dislike0
User badge image

Andre Bottura

Como os colegas já disseram a resposta é mesmo não. Ademais, sobre o modelo federativo adotado pelo Brasil, que representa uma tentativa de cópia aos Estados Unidos, o Brasil é o único país do mundo onde os municípios são entidades federativas com autonomia política, econômica e administrativa. Os municípios são, na minha opinião, focos de ineficácia na aplicação de políticas públicas. Só para citar um exemplo: na maioria dos municípios os vereadores não tem a mínima capacidade de criar uma lei, posto que mal alfabetização têm. Mais um: um relatório recente do TCU junto com a CGU afirmou que 80% de toda corrupção do país se concentra nos municípios, os quais são pólos de corrupção. Enfim, há uma grande desarmonia no nosso modelo federativo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais