Buscar

Como explicar o desaparecimento da cor verde na geração F1 e o seu aparecimento na geração f2 apartir dos experimentos de Mendel?

💡 1 Resposta

User badge image

Natália Dos Santos

Olá. Explica-se da seguinte maneira: Na Geração P temos uma ervilha verde que possui genótipo recessivo, a saber, 'vv', e uma ervilha amarela que possui genótipo dominante, no caso, 'VV'. Cruzando ambas, a única combinação possível de genótipos pra geração F1 seria 'Vv', pois um gene veio da ervilha verde (v) e outro da ervilha amarela (V). Toda a geração possuiria esse tipo de genótipo (Vv), sem excessão. Como o gene dominante 'V' que carrega a cor amarela esconde o gene recessivo 'v' que carrega a cor verde, todas as plantas nasceriam com a cor amarela, porem sempre carregando o gene para a cor verde de forma escondida em seus genótipos (Vv).
Ao fazer a autofecundação e cruzar as plantas da geração F1 entre si, haveria mais possibilidades de genótipos, pois ambas possuem genótipo heterozigotico (Vv). No caso, as probabilidades de genótipos para geração F2 seriam: 25% para VV / 50% para Vv / 25% para vv.

Sabemos que características recessivas se manifestam apenas quando acompanhadas por outro gene recessivo. A cor verde é uma característica recessiva, por isso o genótipo 'vv'. A cor verde na Geração F2 tem 25% de chance de aparecer. As demais ervilhas viriam com a cor amarela, pois o gene dominante 'V' estaria presente novamente. 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais