Buscar

Integraçao metabólica

Estou com dificuldade de linkar os metabolismos glicídico e lipídico! Alguem possui um bom resumo disso ou esquema que possa me ajudar?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Beatriz Quinalhia

MOMENTOS METABÓLICOS

 Pós-Prandial→ muita glicose, muito aminoácido, muita gordura.  Aumento da glicogênese (fígado e músculo) e glicólise (fígado), para diminuir a glicose circulante;  Aumento das sínteses de ácidos graxos (fígado) e triacilglicerol (tecido adiposo), para diminuir o lipídio circulante;  Aumento da síntese de proteínas (músculo), para diminuir a concentração de aminoácido circulante;

 Pós-Absortivo→ pouca glicose  Aumento da gliconeogênese (fígado e músculo) e glicogenólise (fígado) para aumento da glicose circulante;  Quebra de triacilglicerol (tecido adiposo) para formação de acetilCoA→ Krebs→ ATP;  Redução da glicólise e glicogênese, para poupar glicose.  Proteínas e ácidos graxos são quebrados para formar acetil-CoA e liberar energia.

 Jejum Prolongado e Diabetes Melito  Aumento da cetogênese e da gliconeogênese (fígado);  Quebra de triacilglicerol (tecido adiposo) e oxidação de ácidos graxos (músculo), como forma de combustível;  Redução da glicólise para poupar glicose;  No jejum prolongado→ alanina e piruvato do músculo vão vara o fígado, onde são quebrados em acetil-CoA para o Ciclo de Krebs;  Na Diabetes Melito→ alanina e lactato do músculo vão para o fígado, onde são quebrados em acetil-CoA para o Ciclo de Krebs ou piruvato para a gliconeogênese.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É o conjunto de transformações químicas dedicadas à manutenção vital dentro das células dos organismos vivos.

O metabolismo é dividido em dois processos conjugados, catabolismo e anabolismo. As reações catabólicas liberam energia; Um exemplo disso é a glicólise, um processo de degradação de compostos como a glicose, cuja reação resulta na liberação de energia retida em suas ligações químicas. As reações anabólicas, por outro lado, usam essa energia liberada para reconstruir ligações químicas e construir componentes celulares, como proteínas e ácidos nucléicos. Catabolismo e anabolismo são processos acoplados, pois um depende do outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais