Buscar

Parasitologia

Das espécies que causam a malária no ser humano, o Plasmodium vivax é a mais comum. Assinale a opção que apresenta a ordem correta do ciclo biológico desse parasita no organismo humano.

  • A.esporozoítos — trofozoítos pré-eritrocíticos — esquizontes — merozoítos
  • B.merozoítos — trofozoítos jovens — esporozoítos — esquizontes teciduais
  • C.trofozoítos — esporozoítos — merozoítos — esquizontes
  • D.esquizontes — esporozoítos — trofozoítos maduros — merozoítos
  • E.esporozoítos — gametócitos — trofozoítos — esquizontes

💡 19 Respostas

User badge image

Fernanda Barreto

Letra  E

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A malária é uma doença transmitida pela picada de um inseto vetor infectado com espécies de protozoários do gênero Plamodium. Mesmo se tratando de uma doença antiga e já conhecida a malária continua sendo um grande problema na gestão da saúde pública, principalmente nos países pobre.

A malária é causada pelos parasitas da família Plasmodiidade e ao gênero Plasmodium, o estudos existentes já identificaram 150 espécies causadoras da malária no mundo. Destas quatro espécies apresentam risco potencial ao homem.

O ciclo dos plasmódios no corpo humano são complexos, a infecção inicia-se na pele (inoculação) até atingirem o fígado, e serem capturados pelos hepatócitos. Após este processo inicia-se o ciclo tissular onde os esporozoítos se diferenciam em trofozoítos pré-eritrocíticosos quais se multiplicam pro reprodução assexuada dando origem aos esquizontes teciduais que vão levar aos merozoítos que invadiram os eritrócitos.

O ciclo sanguíneo de reprodução do parasitário dentro do organismo se repetindo sucessivas vezes a cada 48 horas nas infecções pelo P. falciparum, P vivax e P. ovale e cada 72 horas nas infecções pelo P. malariae. Neste ciclo o processo é cíclico e consiste na seguinte sequência: Esporozoítos, trofozoítos pré-eritrocíticos, esquizontes e merozoítos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais