Buscar

como se comporta a distribuição de carga e o potencial nas placas de um capacitor carregado quando introduzimos um dieletrico entre as placas?

💡 3 Respostas

User badge image

Leticia Gurgel Monteiro

Se o capacitor permanece conectado à fonte enquanto se introduz o dielétrico, a diferença de potencial elétrico entre as placas não se altera durante a introdução do dielétrico. Então a intensidade do campo elétrico entre as placas também permanece inalterada apesar de as cargas induzidas gerarem um campo em oposição ao campo das cargas nas placas graças a um aumento dessas cargas.  Como a capacitância é por definição a carga no capacitor (que neste caso aumenta quando o dielétrico é introduzido) dividida pela diferença de potencial elétrico entre as placas (que neste caso é constante), a capacitância cresce.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos aplicar nossos conhecimentos sobre Eletromagnetismo.
Ao introduzir um dielétrico em um capacitor de placas paralelas carregado e não conectado à fonte, ocorre uma geração de campo elétrico que se opõe ao campo elétrico dessas placas, o que faz com que o campo elétrico resultante diminua. Com a diminuição do campo elétrico, há uma redução também no potencial elétrico desse capacitor. Como consequência, com a redução no potencial elétrico, que é inversamente proporcional à capacitância, ocorre um aumento dessa. Nesse caso a carga no capacitor permanece constante.

Por outro lado, caso o capacitor esteja ligado à fonte, o que ocorre é um aumento na carga enquanto o potencial permanece constante, causando também um aumento na capacitância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais