Buscar

questão sobre sindicalismo

omo sabemos, antes da Consti tui ção Federal de 1988, o Estado podia i nte rvi r nas açõe s dos
sindicatos, sendo queesta interferênciaerafeitaatravés do Mistériodo Trabalho eEmprego, e
hoje, coma vigência da Constituição, isto foimodificado. Dentro dessecontexto, analiseas
se ntenças a se gui r:
I-Com aintervenção do Estado, umadas suas prerrogativas eradeterminar estatutos padrões e
tempo limite do mandato dos dirigentes.
II- Com a Constituição de 1988, os si ndicatos precisam de autori zação do Estado para sua
fundação, mas sem queo Estado possaintervir naorganização do sindicato, assim énecessário
o registro em órgão competente.
III- Para que o si ndi cato possa entrar em funcioname nto, ele pre ci sa faze r o re gi stro e o de pósito
de se us e statutos ape nas no Cartório, que é o Re gistro Civi l de pessoas jurí di cas.
IV- A i nterpre tação da le i sobre os estatutos f oi que, se e ste s fossem e ntre gues no Mi nisté rio do
Trabal ho, implicaria a intervenção administrativa desse órgão sobre os sindicatos.

💡 15 Respostas

User badge image

Denin Ribeiro

O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que:

  1. a classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.
  2. os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais, defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo.
  3. o movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.
  4. a proibição do trabalho infantil até os 12 anos e a fixação de jornada de trabalho diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária, no início da organização sindical no Brasil.
  5. o sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas, apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.

 

 

Questão 1

Letra D. As reivindicações no início das lutas operárias no Brasil estavam relacionadas sim a limites a serem impostos aos patrões na exploração dos trabalhadores.

Questão 2

Letra B.

Questão 3

Letra C. A greve de 1917 parou a cidade de São Paulo durante alguns dias, sendo que os trabalhadores sofreram forte repressão das forças policiais, resultando, no mínimo, na morte de um operário.

 

Questão 4

  1. As duas principais tendências políticas foram a anarquista e a comunista, resultando na formação dos sindicatos de operários e do Partido Comunista Brasileiro.
  2. A tendência anarquista e os sindicatos por eles coordenados sofreram grandes derrotas, sendo que os sindicatos foram extintos e diminuída drasticamente a influência anarquista sobre os operários brasileiros.  Já os comunistas continuaram a atuar após este período, mas devido à forte repressão tiveram que realizar suas atividades, em muitos momentos, na clandestinidade.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a esse questionamento empregaremos nossos conhecimentos auferidos acerca da disciplina de Administração I.Até o período que antecede a primeira Revolução Industrial, ou seja, inovações e surgimentos de tecnologias, o método de produção era manufaturado e caseiro. Entretanto, no fim do século XVII, a Inglaterra urge como uma potência “tecnológica”, tendo em vista que ela promoveu diversos avanços para a época, como a máquina à vapor, entre outras coisas. Como resultante, houve o Êxodo rural, indivíduos mudavam do campo para as cidades em busca de emprego e uma vida melhor. Com o surgimento das grandes fábricas e os sistemas de produção, essas pessoas trabalhadoras não possuíam direitos e apenas os “patrões” faturavam, as custa dos empregados. Para tanto, desde a 1ª Revolução Industrial, houveram altos e baixos na economia mundial.Sendo assim, o resultado correto são as assertivas I-Com a intervenção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes. II - Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir na organização do sindicato, assim é necessário o registro em órgão competente.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes