Buscar

qual a diferença morfologica de artérias e veias?

💡 6 Respostas

User badge image

Daniel Pereira Francisco

Ambas possuem Túnica externa, Túnica médica e Túnica íntima.

1- Túnica Externa: é composta basicamente por tecido conjuntivo. Nesta túnica encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação das artérias. Encontrada nas grandes artérias somente.

2- Túnica Média: é a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo.

3- Túnica Íntima: forra internamente e sem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais.

A diferença morfológica entre elas está basicamente na conformação estrutural das 3 túnicas.

Comparação das Túnicas entre Artéria e Veia

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sangue transporta sangue do coração por meio das veias. Na maioria dessas veias, existem válvulas renais unidirecionais para impedir o refluxo causado pela gravidade. A veia é formada pelo esfíncter muscular e há dois ou três folhetos.
Na parte interna da veia há uma camada de músculo delicado, mas essa camada é fina e as veias são válvulas frágeis com ventos fracos. As veias entre as paredes são menos elásticas e mais finas que as artérias, embora tenham três camadas.
A artéria é o corpo dos vasos que transportam o sangue do coração para o corpo para transportar os capilares do corpo. As artérias são membranosas, condutas elásticas, com ramificações divergentes, responsáveis por distribuir pelo organismo o sangue expelido das cavidades ventriculares do coração em cada sístole.
0
Dislike0
User badge image

Ana Carolina de Sousa Lima


As artérias possuem suas paredes mais espessas e com maior resistência, por isso transporta sangue em alta pressão.

As veias, o transporte de sangue possui uma pressão menor de transporte, por isso suas paredes são menos espessas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais