Buscar

É possível impetrar mandado de injunção no primeiro grau ? Se sim, em quais circunstâncias ?

💡 5 Respostas

User badge image

Giovanna

Os mandados de segurança, em regra, são impetrados no juízo de primeiro grau. Contudo, em alguns casos, deve o writ ser ajuizado diretamente perante os Tribunais, em virtude da prerrogativa de foro outorgada ao cargo ocupado pela autoridade coatora. Essas hipóteses constituem a chamada competência originária.

As competências originárias do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e demais Tribunais Superiores, são determinadas pela Constituição da República. Já as competências originárias dos Tribunais de Justiça locais são fixadas pelas respectivas Constituições Estaduais, conforme previsto no Art. 125, §1º da CF/1988.

O Art. 18 da Lei nº 12.016/2009 disciplina quais os recursos cabíveis contra decisão proferida em mandado de segurança de competência originária dos Tribunais.

0
Dislike0
User badge image

Cesar Arch

nessa circustancias quase imposivel. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O mandado de injunção é um dos métodos para garantir o exercício dos direitos constitucionais dos cidadãos que necessitam ser regulamentadas.


Dispõe o artigo 5º, LXXI, Constituição Federal de 1988: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta da norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”. Assim, pode-se sim impetrar mandado de injunção, na circunstância de quando for comprovada a falta da norma regulamentadora.


Logo, existe a possibilidade de impetrar mandado de injunção quando for comprovada a falta da norma regulamentadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais