Buscar

Diferencie circulação laminar de circulação turbilhonar. Quando ocorre turbilhonamento do fluxo sanguíneo?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A pergunta exige conhecimentos prévios em Anatomia.Quando tratamos das circulações laminar e turbilhonar, usamos conceitos presentes na Mecânica dos Fluidos:

  • A circulação laminar é similar ao escoamento laminar, que ocorre quando há movimento de um fluido ao longo de trajetórias bem definidas, em lâminas ou camadas, o que origina o termo “laminar”; e

* A circulação turbilhonar, por sua vez, é semelhante ao escoamento turbulento, sendo caracterizada pelo movimento desordenado das partículas, em trajetórias aleatórias.

Por sua vez, o turbilhamento do fluxo sanguíneo pode ser monitorado através do número de Reynolds, e, nele, ocorre também movimento do sangue em direções transversais ao fluxo, ao longo do vaso sanguíneo.

1
Dislike0
User badge image

Gilvandro Filho

No laminar o fluido se move em camadas sem que haja mistura de camadas e variação de velocidade. As partículas movem-se de forma ordenada, mantendo sempre a mesma posição relativa. 

Turbilhonar, em contrapartida, é aquele que não segue uma linha de fluxo, aquele no qual as partículas apresentam movimento caótico macroscópico, isto é, a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjunto ao fluido, as partículas do fluido descrevem trajetórias que variam de instante a instante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais