Buscar

A educação é a base do processo do saber?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Patussi Brammer

A educação e o cuidado na primeira infância tem sido pauta de grandes discussões frequentemente. Considerando que a educação infantil é a base inicial do processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude, conforme estabelece a LDB no artigo 29 ao dispor que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Dessa maneira, é dever do Estado assegurar às crianças de zero e seis anos de idade o atendimento em creche e pré-escola segundo dispõe o artigo 30. Conforme Antunes (2004) esse atendimento deve ser planejado de modo que não se separe a ideia do brincar da ideia do aprender e que proporcione um ambiente propício para descobertas possibilitando à criança construir seu próprio conhecimento.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O primeiro passo no uso da aprendizagem baseada no conhecimento é garantir que você entenda o conhecimento que os alunos já possuem. Você pode fazer isso conversando com os alunos, observando o trabalho que eles já fizeram ou pedindo que expliquem o que sabem.

A aprendizagem baseada no conhecimento é melhor se for realizada sem muitos testes e questionários, embora às vezes seja necessário usar essas coisas para determinar o conhecimento de um grupo de estudantes.

O passo final na aprendizagem baseada no conhecimento é determinar o progresso que foi feito pelos alunos. Para fazer isso, os professores devem estar envolvidos na compreensão dos princípios básicos que estão ensinando e trabalhar com os alunos para garantir que o aprendizado tenha ocorrido.

Avaliações

Avaliações são necessárias durante o aprendizado baseado no conhecimento. As melhores avaliações são aquelas que permitem aos alunos mostrar o que aprenderam, como apresentações ou trabalhos em grupo. Testes e exames também podem ser usados, mas não devem ser utilizados para avaliações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais