Buscar

como são formados os fusos de esmalte? e qual a importância da lamelas

💡 2 Respostas

User badge image

Camila Maria

os fusos são formados na fase de diferenciação da amelogênese, pois quando os odontoblastos em diferenciação cmeçam a secretar a matriz orgânica da dentina do manto a lâmina basal se torna descontínua. alguns dos processos dos odontoblastos penetram entre 2 pré-ameloblastos em diferenciação, invadindo a região do futuro esmalte. 

quando inicia a fase secretora, os ameloblastos secretam a matriz e logo se inicia a mineralização, formando esmalte ao redor da porção distal do processo odontoblásticos. sendo assim, os fusos de esmalte nada mais são que a continuação dos tubulos dentinários.

0
Dislike0
User badge image

Camila Maria

as lamelas são regiões hipomineralizadas em forma de fita que geralmente alcança a superfície externa do dente. 

3 tipos de lamelas podem ser diferenciadas:

  • tipo a: lamelas compostas por segmentos de prismas pouco calcificados
  • tipo b: lamelas consistindo de celulas degeneradas
  • tipo c: lamelas aparecendo em dentes erupcionados, onde as aberturas são preenchidas com matéria orgânica, que se presume que seja originada da saliva

se algumas células do órgão de esmalte preenchem uma abertura de esmalte, as mais profundas se degeneram, enquanto que as mais superficiais podem permanecer vivas por algum tempo formando uma cutícula cornificada na fenda. em tais casos, as porções mais internas são formadas por detrito celular e a externa por uma dupla camada de cutícula.

se o tecido conjuntivo invade uma abertura no esmalte, pode aí ser formado cemento. em tais casos as lamelas consistem total ou parcialmente de cemento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais