Buscar

Texto sobre superdotados?

💡 1 Resposta

User badge image

Patricia Rodrigues

Uma pesquisa realizada pelo National Institute of Mental Health (NIMH), nos Estados Unidos, mostrou que existem algumas diferenças no amadurecimento cerebral de crianças com Quociente Intelectual (QI) elevado. O estudo mostrou que o córtex cerebral dessas crianças atingia sua espessura máxima mais tarde do que a média, e a maturação ocorria de uma forma bem mais rápida. O córtex é a parte do cérebro responsável pelas funções mais complexas, como planejamento, organização e controle.

Os dados da pesquisa podem explicar a facilidade dos superdotados de resolver problemas de grande complexidade. No entanto, outras características são atribuídas a um indivíduo com altas habilidades, a saber:

→ Facilidade de concentração;

→ Autonomia;

→ Interesse por áreas e tópicos diversos;

→ Iniciativa e liderança;

→ Vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal;

→ Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre ideias;

→ Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;

→ Interesse por livros;

→ Criação de meios pessoais para resolução de problemas.

Mesmo com muitas pesquisas na área, a ciência ainda não encontrou outro meio de diagnosticar as altas habilidades, a não ser por um conjunto de características que, mesmo não sendo comuns a todas as pessoas superdotadas, ajudam a identificar o fenômeno. Ainda não há consenso sobre esses casos. Desse modo, a superdotação adquire sentidos diferentes conforme o cenário cultural em que o indivíduo está inserido.

O que existe e é amplamente utilizado por psicólogos da área educacional é o teste de QI, que mede o grau das habilidades de uma pessoa. Trata-se de um conjunto de tarefas e problemas que precisam ser resolvidos, e cada acerto é contabilizado como ponto e, ao final, é atribuída uma nota. A média geral para esse tipo de teste é 100 pontos, aproximadamente, ou seja, as pessoas que alcançam um QI acima desse grau podem ser consideradas superdotadas.

Apesar de apresentar facilidade no processo de aprendizado, uma criança com altas habilidades precisa de um acompanhamento específico durante a idade escolar, pois boa parte dos superdotados apresenta dificuldades de convivência. É comum que essas pessoas priorizem relacionar-se apenas com os mais velhos e pode ocorrer também o desencadeamento do medo da não aceitação social, sintomas de ansiedade, solidão e, até mesmo, depressão.

Crianças superdotadas costumam ter dificuldade de socialização Especialistas afirmam que é importante que os pais de crianças com altas habilidades discutam a questão com o filho de forma clara e sincera. É preciso também incentivar e apoiar a convivência com outras pessoas, principalmente da mesma idade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais