Buscar

Qual é a importância da perda da parede celular para o surgimento da célula eucariótica ?

💡 4 Respostas

User badge image

Raiana Biesdorf

A perda da parede celular possibilitou o surgimento das células eucarióticas. As células eucarióticas surgiram de organismos anaeróbios procariontes há mais de 1,7 bilhões de anos atrás.  

O processo teve o envolvimento da proliferação das membranas, da perda da parede celular, da evolução de citoesqueleto e de novas organelas. Entre as organelas que se desenvolveram, estão: mitocôndrias, lisossomos, plasmídeos, peroxissomos, complexo de Golgi e retículos rugoso e liso.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A parede celular é uma camada resistente, por vezes, rígida, porque ele suporta o crescimento e forças osmóticas, localizado na parte externa da membrana plasmática nas células de plantas, fungos, algas, bactérias e archaea. A parede celular protege o conteúdo da célula, e dá rigidez a ela, ela funciona como um mediador em todas as relações da célula com o ambiente e atua como um compartimento celular. Além disso, no caso de fungos e plantas, define a estrutura e dá suporte aos tecidos e muito mais partes da célula.
A parede celular é construída a partir de diferentes materiais, dependendo do tipo de organismo. Em plantas, a parede celular é composto principalmente de um polímero de hidrato de carbono chamado celulose um polissacarídeo, e pode também atuar como um hidrato de carbono de armazenamento para a célula.
Nas bactérias, a parede celular é composta de peptidoglicano. Entre as arqueas, apresentam-se paredes celulares com diferentes composições químicas, incluindo camadas S de glicoproteínas, pseudopeptidoglicano ou polissacarídeos.
0
Dislike0
User badge image

marianna fonseca

fraguimentos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais