Buscar

De que modo a colchinha e drogas semelhantes impedem a divisão celular?

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Loureiro

Alguns componentes químicos, como a colchicina e a vimblastina, podem interferir no processo de divisão celular. A colchicina age sobre as fibras do fuso, impedindo a sua formação, NISSO, ocorre a ruptura do centrômero, mas sem a citonese, portanto a divisão só progride até a metáfase, não ocorrendo a anáfase. A célula exposta à colchicina pode voltar à interfase com o dobro de cromossomos da célula inicial. Esta prática pode ser vantajosa no estudo dos cromossomos, uma vez que, estes são mais facilmente observados durante a metáfase, em que atingem o máximo grau de condensação. Estas substâncias também são utilizadas com interesse no melhoramento genético vegetal, em que o emprego dessas drogas, aliado à cultura de tecidos vegetais, pode desenvolver vegetais mutantes poliplóides com características econômicas vantajosas, como maior produtividade, resistência a pragas, etc.
 

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Seria a Colchicina ou colquicina não. Se for ela, ela age impedindo a polimerização das proteínas que compõem o fuso mitótico, parando assim a divisão ainda na metáfase. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais