Buscar

Algo sobre heterakis?

💡 1 Resposta

User badge image

Clara Pessanha

INTRODUÇÃO

Entende-se, como parasita todo o organismo que abita outro ser vivo através de uma relação interespecífica desarmônica, ele utiliza o mesmo como habitat para completar seu ciclo vital e para difundir sua espécie. Alguns parasitas têm grandes capacidades de causar doenças, outros esta capacidade esta diminuída ,neste trabalho faremos umarevisão bibliográfica sobre o parasita conhecido como Heterakis gallinarum, que é um parasita principalmente de aves domesticas e que possui baixa patogenicidade.

TERMOS GERAIS EM PARASITOLOGIA

Agente etiológico: é o causador ou o responsável por transmitir a doença.
Agente infeccioso: é o parasita que tem a capacidade de produzir a infecção ou causar uma doença infecciosa.
Epidemia:seria o numero de casos que ultrapassam nitidamente a incidência esperada de uma doença.
Epidemiologia: é o estudo e os fatores determinantes
Parasitemia: é a carga parasitária no sangue do hospedeiro. 

Parasitismo: é a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associação. Assim, o parasito é o agente agressor e ohospedeiro é o agente que alberga o parasito. 

Incidência: é a frequência com que uma doença ou fato ocorre num período de tempo definido e com relação à população (casos novos). 

Infecção: penetração e desenvolvimento, ou multiplicação, de um agente infeccioso dentro do organismo de humanos ou animais. 

Patogenia ou Patogênese: mecanismo com que um agente infeccioso provoca lesões no hospedeiro.Patogenicidade: é a habilidade de um agente infeccioso provocar lesões. 

Prevalência: caracteriza o número total de casos de uma doença ou qualquer outra ocorrência numa população e tempo definidos. 

Profilaxia: conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação ou controle de doenças ou fatos prejudiciais aos seres vivos. Essas medidas são baseadas na epidemiologia de cada doença.Ciclo Vital: são as sequências de fases que possibilitam o desenvolvimento e a transmissão. 

Habitat: é bem definido (específico), e se dá por adequação parasitária a qual sistema melhor irá suprir suas necessidades vitais. 

Especificidade Parasitária: capacidade que o parasito apresenta de se adaptar a determinado número de hospedeiros.

HETERAKIS GALLINARUM

* Filo: Nematoda* Classe: Chromadorea
* Família: Heterakidae
* Espécie: Heterakis galinarum
* Ordem: Oxyiurida 

MORFOLOGIA 

Heterakis gallinarum é um parasita nematóide que vive no ceco de aves domesticas e alguns animais silvestres é um verme esbranquiçado de até 1,5 cm de comprimento com cauda ponte aguda e reta, esôfago e bulbo posterior nítido. Os machos são menores e maiscurtos, medindo 9 mm de comprimento, com uma cauda de inclinação única, seus espículos são de tamanhos diferentes, possuem uma ventosa pré-cloacal e asas caudais que auxiliam na copula. As fêmeas são mais robustas e mais longas, medindo 13 mm de comprimento, sua extremidade posterior é afilada, possui uma cauda reta, e sua vulva esta no terço médio do corpo. Geralmente o Heterakis gallinarum nãocausa grandes problemas para o animal parasitado. Em caso de infecção em massa podem proliferar nódulos na mucosa cecal, com inflamação marcada e espessamento da parede intestinal. O diagnostico é realizado por detecção de ovos nas fezes por meio do sistema de flutuação. O maior problema deste parasito para saúde animal, se da porque ele pode se um dos vetores do protozoário Histomonas meleagridisepode vir a causar doença.
O ciclo biológico do Heterakis gallinarum é direto. As fêmeas que estão alojadas nos cecos põem até 900 ovos por dia, eles têm formato ovóide, casca fina, muito semelhante ao ovo de Ascarídea spp ., estes ovos chegam ao meio ambiente através das fezes. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais