Buscar

Há como impedir a utilização da marca estilizada mesmo que isso esteja acontecendo em outro estado?

Neuza e Renata constituíram uma sociedade empresária denominada Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA., que está sediada no centro da cidade de Curitiba, fornece refeições durante o dia e funciona como Bar durante a noite. As sócias elaboraram uma placa criativa com a variável francesa do nome “L'ENTRE-COTES”. Antes de abrir o estabelecimento, elas registraram no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em nome da sociedade, uma marca que consiste em uma faca estilizada nas cores vermelha, branca e azul. Ocorre que, depois de um ano de trabalho, as sócias verificaram: 1. A existência de uma sociedade em São Paulo/SP que está registrada na junta comercial paulista com o mesmo nome “Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA.” Isso vem causando transtornos, pois já houve, inclusive, um protesto indevido em nome da sociedade curitibana por dívidas da sociedade paulistana. 2. Há um restaurante em Salvador/BA de nome Alho e Óleo que está utilizando a marca estilizada da “L'ENTRE-COTES”

Diante deste relato, é possível à Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. curitibana exigir que a sua homônima de São Paulo troque de nome?

💡 7 Respostas

User badge image

Paduan Seta Advocacia

Não será possível que a Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. de Curitiba exija a troca do nome da sua homônima de São Paulo, pois o registro realizado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) apenas a protege pelo o que efetivamente registrou, ou seja, a faca estilizadas nas cores vermelha, branca e azul.

A Entre Cortes apenas poderia exigir a alteração do nome da Entre Cortes de São Paulo caso tivesse levado a registro no INPI a marca "Entre Cortes".

A denominação social da empresa não é protegida pelo registro da marca, e sim estritamente o que fora registrado perante ao INPI.

O mero registro de mesmo nome em Junta Comercial, que é o caso da Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. de Curitiba e São Paulo, é permitida. Só não seria permitida caso fossem ambas do mesmo estado.

2
Dislike1
User badge image

Ana Vitória Fonseca

O nome empresarial é registrado no contrato social, que deve ser levado à junta comercial do estado. Nesse sentido, cada junta comercial de cada estado será competente para impedir que haja um nome empresarial igual ao outro. Considerando que não há interligação entre as juntas comerciais do país para impedir a utilização de um mesmo nome empresarial em âmbito nacional, é possível que ocorra a utilização do mesmo nome por duas sociedades empresárias em estados distintos do país. Portanto, “a priori”, não é possível à Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. curitibana exigir que a sua homônima de São Paulo troque de nome.

As marcas são registradas perante o INPI, que possui competência para o registro de marcas e patentes em âmbito nacional. Assim, uma vez registrada a marca ou a patente, esta gozará de proteção em todo o território nacional, além daqueles países com os quais o Brasil mantiver tratado internacional. Assim sendo, a Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. poderá impedir a utilização da marca estilizada mesmo que isso esteja acontecendo em outro estado.


2
Dislike0
User badge image

Daniela Cardoso

O comitê empresarial de cada estado tem a capacidade de impedir a existência de um nome comercial que seja igual a outro dentro do estado, porém, os comitês do país não estão vinculados entre si para evitar o uso do mesmo nome comercial em âmbito nacional, e desta forma duas empresas em diferentes estados do país podem usar o mesmo nome causando este transtorno para a Entre Cortes Comércio de Alimentos LTDA. Curitibana que a princípio não pode pedir a mudança do nome que se repete na empresa de São Paulo.

A marca da Entre Cortes está registrada no INPI, e a empresa reserva-se o direito de registrar marcas e patentes em todo o território nacional, neste caso, a mesma pode impedir o uso da marca estilizada, mesmo que esteja em outro estado. 

O nome fantasia da empresa geralmente é o reconhecido pelo público que a mesma atente e a sua marca pode ter o mesmo nome, recentemente podendo citar um exemplo real: uma empresa frigorífica de Silvânia que vem ganhando destaque na cidade e na região, foi obrigada judicialmente a trocar sua marca, depois que outra empresa, de outro estado que já possuía o mesmo nome registrado no INPI solicitou a mudança, a empresa enfrentou muitos transtornos como a perda de embalagens, grafar o novo nome em todos os seus equipamentos de transporte, transmitir a mudança para os clientes já acostumados com o antigo nome, entre outros, este exemplo nos mostra o quanto é importante os empresários se ater a estes detalhes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais