Buscar

PRECISO DA RESPOSTA

“Ratzel afirmava que os povos primitivos são incapazes de se protegerem do meio, de transformá-lo, de dominá-lo. Diferente dos povos civilizados que praticam a agricultura [...] e usam o Estado como principal instrumento para se relacionarem com o espaço”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, E de O. Afinal, que geografia humanista cultural é essa? Um breve passeio epistemológico. Vitória: Clube de Autores, 2013. p. 48.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, os povos civilizados eram apenas aqueles que conseguiam organizar um Estado, os outros eram chamados povos naturais, ou seja, aqueles submetidos ao domínio da natureza (RATZEL, 1990). De acordo com esse contexto, quando o Estado surgia? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. ( ) Quando a sociedade atingia um grau máximo de coesão.

II. ( ) Quando influenciavam o pensamento geográfico do ocidente.

III. ( ) Quando acumulava um considerável patrimônio cultural.

IV. ( ) Quando delimitava seu território.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Eduarda

A resposta é:
V-F-V-V
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar cada uma das afirmativas e indicar se elas são falsas ou verdadeiras tendo em vista o que afirma Friedrich Ratzel sobre o surgimento do Estado.
A alternativa I. diz que o Estado surge quando a sociedade atinge um grau máximo de coesão e está correta, já que está coesão levaria a uma sociedade que possui mesmos objetivos e poderiam ser limitados por um mesmo poder. Portanto, I. é verdadeiro.
A alternativa II. diz que o Estado surge quando o pensamento geográfico do ocidente era influenciado e está errada, já que não é necessário uma influência para o surgimento do Estado, mas uma expansão da sociedade.
A alternativa III. diz que o Estado surge quando uma sociedade acumula um patrimônio cultira consideradável e está errada, Ratzel é um determinista e acredita que a natureza determina o homem e não contrário. Portanto, III. é falsa.
Por fim, a alternativa IV. diz que o Estado quando seu território é delimitado e está CORRETA. Para Ratzel o Estado aparece quando a sociedade tem que defender seu território, portanto: IV. é Verdadeira.
Portanto, a sequência atribuída as colunas é I. (V); II. (F); III. (F); IV. (V).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais