Marketing e Relações Públicas

As pesquisas quantitativas, tal como a própria nomenclatura já induz, concedem uma atenção muito maior aos números e não tanto às opiniões ou ainda aos hábitos dos entrevistados. Não sendo à toa que, para Pinheiro (2004 apud MOTA, 2011), as pesquisas quantitativas vinculam-se majoritariamente a análises numéricas e estatísticas, as quais procuram explicar quantitativamente (numericamente) as hipóteses inicialmente levantadas para um dado estudo prévio.

Por fim, também é importante ressaltarmos que as pesquisas quantitativas possuem como principal diferencial a possibilidade de garantir uma precisão numérica aos trabalhos realizados, conduzindo o pesquisador a um resultando com poucas chances de distorções.

Fonte: MOTA, Hermano. Pesquisa de marketing: o que é e como aplicar. 2011. Disponível em: << http://hermanomota.com.br/2011/09/26/pesquisa-de-marketing-o-que-e-e-como-aplicar >> Acesso em 17 de janeiro de 2017.

A partir dos seus conhecimentos em torno do capítulo denominado Pesquisa Quantitativa, bem como dos demais conhecimentos apresentados ao longo desta rota de estudos, classifique as assertivas baixo como sendo verdadeiras (V) ou falsas (F). Na sequência marque a alternativa correta:

(  ) As pesquisas quantitativas, a exemplo do que acontece com boa parte das pesquisas eleitorais e outras pesquisas de satisfação, dão uma atenção muito maior aos números e não tanto às opiniões, ou ainda aos hábitos dos entrevistados.

(  ) As pesquisas quantitativas apresentam, geralmente, um maior dispêndio de recursos (frente à quantidade de entrevistados). Desta forma, são as mais aconselhadas para situações muito específicas, ou ainda para ajudar na compressão de problemas de difícil solução.

(  ) As pesquisas quantitativas contam com uma maior facilidade no momento de se tabular os dados coletados, bem como no que diz respeito à futura transposição destes para modelos gráficos.

(  ) As pesquisas quantitativas acabam gerando uma maior quantidade de dados frios (desprovidos das devidas justificativas e/ou explicações).

(  ) No caso das pesquisas quantitativas, os entrevistados dificilmente podem omitir ou dissimular os seus dados e/ou opiniões, fatores estes que contribuem para um maior nível de comprometimento.

 

 

A

V, F, V, V, F

 

B

V, V, F, V, F

 

C

F, V, F, V, F

 

D

F, F, V, V, F

 

E

V, V, F, F, V

 

Disciplina:Relações Públicas e Marketing1.519 materiais