Buscar

Por que o nosso organismo prefere armazenar energia na forma de gordura do que na forma de carboidrato?

💡 7 Respostas

User badge image

Gabrielly Lopes

Porque na forma de gordura ele também pode utilizaar como energia posteriormente 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.
A Bioquímica consiste na ciência interdisciplinar entre a Biologia e a Química focada no estudo e aplicação de reações químicas e transformações moleculares que acontecem nos organismos vivos. A Bioquímica divide-se em três grandes áreas:

  1. Química de Biomoléculas: estruturas e funções das moléculas presentes nos organismos vivos;

2. Metabolismo: responsável pelo estudo e análise das reações químicas que acontecem nos seres vivos;

3. Biologia Molecular do Gene: estruturas e funções dos ácidos nucleicos e um conjunto de técnicas utilizadas para a manipulação dessas moléculas.


Nesse contexto, há diversos motivos pelo fato do nosso organismo preferir armazenar energia na forma de gordura do que na forma de carboidrato. O principal diz respeito ao fato das gorduras serem capazes de armazenar quimicamente praticamente duas vezes mais energia do que os carboidratos em uma mesma massa de carboidratos. Outra grande razão deve-se ao fato de a gordura ser um isolante térmico. Por essa razão, a energia térmica gerada pelo organismo não é perdida facilmente para o ambiente.
0
Dislike0
User badge image

Paloma Macedo

Os carboidratos são os primeiros a entrar na via metabólica. Quando o gasto de energia não é suficiente para consumí-los, ocorre a lipogênese e esse carboidrato é armazenado em forma de lipídeos nos adipócitos.

A grande questão é: 1g de ácidos graxos, quando metabolizados, geram mais que o dobro de energia que 1g de carboidratos geraria. Isso ocorre porque os ácidos graxos possuem mais carbonos do que os carboidratos

Guarde essa informação: para a produção de uma única molécula de Acetil-CoA (ativadora do Ciclo de Krebs), são necessários 2 átomos de carbono.

A glicose, por exemplo, possui 6C. Logo, é capaz de gerar 3 moléculas de Acetil-CoA (6:2 = 3). Já um ácido graxo com 18C, por exemplo, é capaz de gerar 9 moléculas de Acetil-CoA. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais