Buscar

Responde

Responda:
a) O que determina se um composto é formado por ligações iônicas ou covalentes?
b) A ligação iônica é formada entre elementos químicos pertencentes a que classes?
c) A ligação covalente é formada entre elementos químicos pertencentes a que classes?
d) Por que os átomos perdem ou ganham elétrons na formação da ligação iônica ou os compartilham na ligação covalente? (Em outras palavras, justifique com suas palavras a regra do octeto).

💡 1 Resposta

User badge image

Eduardo Vasquez

(A) A ligação iônica se dá pela doação de elétrons das famílias 1A,2Ae 3A para as famílias 5A(15A),6A(16A),ou 7A(17A). Já as ligações do tipo covalentes se dão pelo compartilhamento de elétrons das famílias 4A,5A,6A ou 7A, Afim de alcançarem o octeto. O que determina se um composto é formado por ligação iônica ou covalente é a diferença de eletronegatividade entre seus átomos, se essa difereça for maior do que 1,7 a ligação deixa de ser covalente e passa a ser iônica.

(B) A ligação iônica é uma ligação entre metais e não metais. No caso seriam: Metais Alcalinos, metais alcalinos terrossos e família do Boro; doando seus elétrons para As Famílias 5A(Família do Nitrogênio),6A(calcogênios), e 7A(halogênios) para se tornarem como a configuração eletrônica de um gás nobre.

(C) A ligação covalente é uma ligação entre Não metais ou Ametais. No caso seriam: 5A,6A e 7A compartilhando seus elétrons entre si, onde na nuvem eletrônica, os átomos compartilhados, ficam no meio da ligação.

(D) No Universo, todos os átomos procuram tanto a configuração, quanto a simetria de maior estabilidade para eles. No caso dessa teoria do octeto, os elementos químicos descobertos na natureza procuram uma configuração eletrõnica de maior estabilidade, no caso a melhor configuração eletrônica para esses átomos da natureza é a de um gás nobre.

   Espero ter ajudado !

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais