Buscar

o que é a social democracia

💡 4 Respostas

User badge image

Leandro Gomes

Socialdemocracia é a forma ideológica correspondente ao estágio de desenvolvimento predominantemente intensivo. Sua base material é o nível de reprodução da força de trabalho consideravelmente mais elevado que no estágio extensivo, necessário ao estágio de desenvolvimento intensivo e assegurado pelo estado de bem estar
A socialdemocracia ganhou corpo material com a fundação do partido social-democrata alemão (1875), com Kautsky como um de seus expoentes. Logo de início se desenvolveu uma polêmica entre Kautsky e Engels, em que em essência, Kautsky sustentava que o capitalismo pode assumir características socialistas, com Engels negando tal possibilidade, posição retomada alguns anos mais tarde por Lênin.

Engels provou estar historicamente certo quando na véspera da 1ª Guerra Mundial os partidos socialdemocratas, a começar pelo alemão, votaram com os governos pela aprovação das verbas para os preparativos da guerra. 

Fonte:
DEÁK, Csaba (2001) "The Partido dos Trabalhadores in São Paulo" Soundings 18:41-52
ENGELS, Friedrich (1885-85) Correspondência com Kaustky
Lenin
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A palavra “Democracia” é formada pelos seguintes termos:

  • Demos: Palavra grega que significa povo;
  • Kratia: Palavra também grega que significa governo.

Logo, juntas essas palavras formam o vocábulo democracia, que significa governo do povo. Ele recebe esse nome pois na democracia o povo tem o poder de eleger seus representantes por meio de eleições.

A formação e organização de um governo democrático fica a cargo da população que, através das eleições periódicas, possuem o poder de eleger seus representantes na esfera municipal, estadual e nacional.

Por fim, resume-se que a democracia consiste no ato de exercer influência política através da população eleitoral de modo indireto, por meio de seus representantes (designados por si), com autorização para atuar em seu nome e legitimados através da vontade do povo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais