Buscar

Quantos planetas existem?

💡 4 Respostas

User badge image

Fabiana Morais

Acredito que seja 8.

0
Dislike0
User badge image

Vandeisa Cristina

Existem no total nove planetas

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um planeta é um corpo astronômico em órbita de uma estrela ou remanescente estelar que é massivo o suficiente para ser arredondado por sua própria gravidade , não tem massa suficiente para causar fusão termonuclear e limpou sua região vizinha de planetesimais.

Os planetas foram pensados por Ptolomeu para orbitar a Terra em movimentos deferentes e epiciclos . Embora a ideia de que os planetas orbitavam o Sol tivesse sido sugerida muitas vezes, não foi até o século XVII que essa visão foi apoiada por evidências das primeiras observações astronômicas telescópicas , realizadas por Galileu Galilei . Mais ou menos na mesma época, por meio de uma análise cuidadosa dos dados observacionais pré-telescópicos coletados por Tycho Brahe , Johannes Kepler descobriu que as órbitas dos planetas eram mais elípticas do que circulares.

Como ferramentas de observação aprimoradas, os astrônomosviu que, assim como a Terra, cada um dos planetas girava em torno de um eixo inclinado em relação ao seu polo orbital , e alguns compartilhavam características como calotas e estações do ano . Desde o surgimento da Era Espacial , a observação próxima por sondas espaciais descobriu que a Terra e os outros planetas compartilham características como vulcanismo , furacões , tectônica e até mesmo hidrologia.

Existem oito planetas no sistema solar. Em ordem crescente de distância do Sol, eles são os quatro terrestres, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, depois os quatro planetas gigantes, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas