Buscar

De acordo com a teoria do domínio de fato, o que são coatores?

💡 4 Respostas

User badge image

Thaís Barreto

O conceito restritivo de autor, por sua vez, tem como ponto de partida o entendimento de que nem todos os intervenientes no crime são autores. Além disso, preceitua que somente é autor quem realiza a conduta típica descrita na lei, isto é, apenas o autor (ou coautores) pratica(m) o verbo núcleo do tipo: mata, subtrai, falsifica etc. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Há quem confunda os termos autor, coautor e partícipe, quando se trata de direito penal, mas pra isso, vamos explanar cada um:

Autor: o participante da ação que tem o domínio do fato, ou seja, que tem o controle do acontecimento típico e doloso, comandando a realização do tipo injusto e executando a ação.

Coautor: mesmo tendo o domínio do fato e concordando em conformidade com o plano que sucederá o delito, presta auxílio independente, tendo como sendo essencial à prática da infração penal. Por outro lado, não atua em suma para que o ato seja consumado.

Partícipe: mesmo participando ativamente com o auxílio doloso em fato alheio, não possui o domínio do fato. Ou seja, sua participação é apenas acessória do fato em evidência, e não possuem o controle sobre a consumação do episódio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais